Espaços
Centro Cultural Dnar Rocha
Apresentação:
Localizado na antiga Estação Mariano Procópio, o Centro Cultural Dnar Rocha funciona como sede do Programa Gente em Primeiro Lugar, promovido pela Prefeitura de Juiz de Fora, por meio da Funalfa, em parceria com a Associação Municipal de Apoio Comunitário (Amac).
No local, inaugurado em 5 de junho de 2012, funcionam oficinas gratuitas nas áreas de arte, cultura e cidadania, para público a partir de 6 anos, sem limite de idade. Além disso, o equipamento urbano recebe eventos culturais, como ensaios dos mais diversos segmentos e palestras.
O Centro Cultural é formado por três imóveis, que são tombados pelo órgão patrimonial da cidade. Sua estrutura abriga:
• teatro com capacidade para 70 pessoas com a divisória fechada, e 250 pessoas com a divisória aberta;
• sala de dança com linóleo, com capacidade para 30 pessoas;
• sala de dança, com capacidade para 30 pessoas;
• sala de capoeira, com capacidade para 50 pessoas;
• sala para camarins.
O nome do Centro Cultural é uma homenagem a um dos mais reconhecidos pintores e desenhistas da cidade. Nascido em Tabuleiro/MG em 1932, Dnar Rocha mudou-se para Juiz de Fora em 1951 e logo se tornou integrante ativo do movimento das artes plásticas no município. Realizou sua primeira exposição em 1954, dando sequência a uma série de mostras em diversos lugares de Minas, Rio de Janeiro e Brasília. Alguns de seus trabalhos ultrapassaram as fronteiras e estão em acervos internacionais, incluindo a Embaixada do Brasil em Washington e a Embaixada do Senegal no Brasil. Em 2025, foi inaugurada, no Centro Cultural Dnar Rocha, uma exposição permanente com um acervo pessoal composto por 38 obras e objetos, todos doados por Aida Célia de Andrade, viúva do artista.
Informações gerais:
Endereço: Rua Mariano Procópio, 973 – Mariano Procópio, Juiz de Fora – Minas Gerais.
Tel.: (32) 3212-3047
E-mail: espacos.funalfa@gmail.com