De 20 a 23 de novembro de 2025, Juiz de Fora será ocupada por vozes, corpos e cenas de todas as regiões do país com a realização do 1º Festac – Festival de Artes Cênicas, que reunirá artistas de diversas linguagens, territórios e poéticas em quatro dias intensos de apresentações gratuitas, oficinas, rodas de conversa, debates e intercâmbio cultural.
Idealizado pela Associação Ponto de Cultura Grupo Encruza de Teatro, o Festac é uma iniciativa independente, colaborativa e capitaneada pela sociedade civil, com o objetivo de democratizar o acesso à cultura, valorizar a diversidade das artes cênicas e promover o encontro entre artistas de todo o Brasil.
A primeira edição recebeu 31 propostas de espetáculos, incluindo inscrições internacionais da Colômbia e do Chile, o que reforça o potencial de alcance do festival. No entanto, a organização decidiu, nesta edição inaugural, manter o evento em caráter nacional, priorizando a diversidade regional e a pluralidade da cena brasileira.
A curadoria do festival trabalhou durante um mês analisando os materiais enviados e selecionou 16 espetáculos de excelência artística para compor a programação oficial, considerando critérios como coerência estética, representatividade, qualidade técnica e territorialidade.
“Esse festival nasce de uma inquietação. Como é que Juiz de Fora, com toda sua efervescência cultural, ainda não tinha um festival de teatro nesse formato? Nosso grupo participa ativamente do circuito de festivais do interior de Minas há anos, em cidades com menos recursos e visibilidade do que a nossa. Chegou a hora de Juiz de Fora ocupar esse lugar com protagonismo”, afirma Fernando Valério, coordenador da Associação Ponto de Cultura Grupo Encruza de Teatro.
O Festac já nasce integrado ao Circuito de Festivais de Teatro do Interior de Minas Gerais, que reúne atualmente cerca de 20 festivais em todo o estado. Com isso, Juiz de Fora passa a compor um importante mapa de circulação teatral, fomentando a presença de grupos locais e nacionais e consolidando sua relevância no cenário cênico mineiro.
Vale lembrar que Juiz de Fora já foi sede de sete festivais de teatro promovidos pelo poder público, mas o Festac se destaca por ser organizado por artistas, coletivos e agentes culturais da própria cidade, fortalecendo a autonomia da sociedade civil e a construção de uma política cultural de base.
O Festac é fruto da mobilização artística e comunitária, mas, para ampliar o alcance, a estrutura e a diversidade das ações do festival, a organização está em busca de apoiadores e patrocinadores que compartilhem o compromisso com a cultura, a inclusão e a arte como ferramenta de transformação social.
Segundo a associação organizadora, empresas, instituições, agentes públicos e privados interessados em colaborar com a iniciativa são bem-vindos para compor essa grande rede de fortalecimento do teatro brasileiro e podem entrar em contato diretamente com a coordenação do festival para entender as contrapartidas.
ESPETÁCULOS SELECIONADOS POR REGIÃO
SUDESTE
Minas Gerais
Lá nas Minas: Contos de Lavadeiras – Juiz de Fora / MG | @nzingacontosafricanos
Obsoleta – Ubá / MG | @seuchicociadeteatro
Geni – Ubá / MG | @genioespetaculo
Zé Maria e Marize – São João Nepomuceno / MG | @CiaLuzeLuze
Central de Cantos e Contos – Conselheiro Lafaiete / MG | @casadoteatrolafaiete
São Paulo
Palhaceando – São Paulo / SP | @bella_cia_teatro_e_circo
Dois Perdidos Numa Noite Suja – São Paulo / SP | @grupodigitorio
Ave Maria – 1ª Toada – São Paulo / SP | @teatrodapartilha
Arquitetura das Pequenas Coisas – São Paulo / SP | @coletivacontaoutra
Rio de Janeiro
Cova Rasa – Rio de Janeiro / RJ | @Covarasa.espetaculo
Drummond para Crianças – Rio de Janeiro / RJ | @sintoniadomino
Ana – Rio de Janeiro / RJ | @gruporealcerj
NORDESTE
Alagoas
O Fim do Mundo – Taquarana / AL | @camboiodedoido
Sonho – Taquarana / AL | @camboiodedoido
Ceará
A Incrível, A Estupenda, A Maravilhosa Dupla Dinâmica de Dois – Quixeramobim / CE | @cialamparim
CENTRO-OESTE
Goiás
Jujuba para Dias de Chuva – Goiás / GO | @ciaseilaoquedeteatro
Todos os grupos participarão do Fórum de Artes Cênicas, apresentando a realidade do fazer teatral em suas regiões. A programação contará ainda com oficinas, vivências, rodas de conversa e troféus simbólicos em diversas categorias, como Melhor Espetáculo, Direção, Atuação, Figurino, entre outras.
O Festac vai oferecer alojamento coletivo, alimentação e estrutura técnica a todos os participantes, reafirmando seu caráter colaborativo e horizontal.

Pingback: Grupos teatrais de Juiz de Fora recebem reconhecimento e prêmios em festivais – Funalfa – Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage