O Cineclube Sarandira exibirá no próximo sábado (27), às 19h, na pracinha do distrito de Sarandira, o longa-metragem “Feira livre, feira vive: luta e resistência nas feiras de Barbacena”, do cineasta, jornalista, produtor cultural e presidente da Associação Cultural CineFanon, Ugo Soares.
O documentário homenageia as feiras livres de Barbacena e destaca a importância cultural, social e econômica desses espaços como resultado da mobilização popular que garantiu o reconhecimento das feiras como patrimônio imaterial do município, preservando uma tradição de mais de 60 anos.
A programação do Cineclube Sarandira acontece uma vez por mês, com entrada franca, e tem a participação da comunidade do distrito de Sarandira e de visitantes. Há transporte público disponível para acessar o distrito facilmente, que sai, aos sábados, às 16h e chega a Sarandira por volta das 18h.
O Cineclube é realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo e conta com o apoio institucional da Prefeitura de Juiz de Fora, por meio da Funalfa. A produção cultural é de Léo Matias, em parceria com a Associação Carabina Cultural. A curadoria é dos cineastas Carlos Canela e Suzana Markus. O projeto foi criado para garantir a acessibilidade cultural no distrito de Sarandira, com a promoção de sessões de cinema, oficinas e debates sobre temas essenciais na sociedade moderna e com a presença de diretores de cinema, artistas e especialistas que irão debater, uma vez por mês, o tema exibido nos filmes.
Acompanhe mais da programação da cidade na nossa Agenda Cultural.