A Prefeitura de Juiz de Fora, por meio da Funalfa, publicou nesta segunda-feira (1º) o edital de 2025 do Programa Cultural Murilo Mendes (PCMM), que disponibilizará o montante de R$ 1.850.000 para o fomento de projetos artísticos e culturais no município. Os recursos são oriundos do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura (Fumic).
O edital visa fomentar ações e iniciativas artístico-culturais, individuais ou coletivas, promovidas por agentes culturais residentes em Juiz de Fora. Cada projeto selecionado poderá receber até R$ 50 mil.
Categorias e integração de editais
O novo edital do Programa Cultural Murilo Mendes foi estruturado para concentrar o fomento em um único instrumento jurídico, facilitando o acesso e a participação dos agentes culturais. Assim, a exemplo do que ocorre com a categoria Cultura Da/Na Quebrada desde 2023, a categoria Quilombagens também passa a integrar o Murilão.
O edital de 2025 está dividido em seis categorias principais, garantindo o recorte e a destinação de recursos para públicos específicos:
Cultura Da/Na Quebrada: destinada a projetos realizados em equipe, por proponentes que residam em territórios periféricos.
Quilombagens: destinada a projetos de proponentes autodeclarados pretos, pardos ou indígenas (PPI).
Ampla concorrência: aberta a projetos de quaisquer áreas artístico-culturais.
Pessoa idosa: destinado a projetos de proponentes com idade igual ou superior a 60 anos.
PCD: destinada a projetos cuja proponente seja pessoa com deficiência.
Pessoas T: destinado a projetos de proponentes autodeclaradas transsexuais, transgêneros ou travestis.
“O Programa Cultural Murilo Mendes é um instrumento histórico de democratização do acesso à cultura em Juiz de Fora, principalmente pelo modelo de repasse direto dos recursos. É a forma mais direta e eficaz de o poder público municipal injetar recursos na base da produção cultural e garantir a pluralidade de vozes em nossa cidade”, destaca o diretor-geral da Funalfa, Rogério Freitas. “As categorias de fomento do edital são estruturadas com índices percentuais definidos para garantir a equidade e o reconhecimento da diversidade social e cultural. Essa metodologia viabiliza as políticas afirmativas e a democratização do acesso aos recursos.”
Inscrições e prazo
O período de inscrição para o Programa Cultural Murilo Mendes será de 15 de dezembro de 2025 a 25 de janeiro de 2026.
As inscrições devem ser feitas on-line, pela plataforma Prefeitura Ágil, no site da Prefeitura. A inscrição eletrônica será encerrada às 23h59 do último dia. Excepcionalmente, haverá inscrição presencial, mediante agendamento prévio, até o dia 23 de janeiro de 2026.