Fique por dentro
Agenda Cultural
O que fazer em Juiz de Fora?
outubro 2025
dezembro 2025
Mostra Hip-Hop Gerais / Mapeamento dos grupos e artistas do HIP-HOP
Organizador
-
ONG FAVELA É ISSO AÍ
-
Website
https://www.instagram.com/favelaeissoai/
Categoria
Esse evento tem a finalidade de mapear os artistas e grupos de HIPHOP da cidade de Juiz de Fora e fortalecer o movimento. Em breve através do Instagram da ONG @favelaeissoai mais detalhes e a programação completa dos cursos, eventos e apresentações serão divulgadas.
A Mostra é uma realização da ONG Favela é Isso Aí, Secretaria Estadual de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Governo de Minas Gerais e CEMIG, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. O projeto conta com o apoio e a parceria da prefeitura de Juiz de Fora.
Para acompanhar nossas ações, siga as redes:
Instagram: @favelaeissoai @mostradiversidademg
Site: www.favelaeissoai.com.br e www.favelaeissoai.com.br/mostra-diversidade-cultural/
Carmen – Ópera de Bizet
Organizador
-
CIA de Ópera Ars Lyrica
-
Website
https://www.instagram.com/ars_lyrica/
Localização
- Teatro da Sociedade Filarmônica de Juiz de Fora
Categoria
ÓPERA CARMEN, DE GEORGES BIZET
Estreia da Cia de Ópera Ars Lyrica
A Cia de Ópera Ars Lyrica faz sua estreia com uma das obras mais intensas e apaixonantes do repertório lírico mundial: Carmen, de Georges Bizet. A montagem, que será apresentada nos dias 20 e 21 de dezembro, às 19h, no Teatro da Sociedade Filarmônica de Juiz de Fora, traz uma versão cênica reduzida e inteiramente em português, aproximando o público da força dramática e emocional dessa história que atravessa séculos.
Ambientada na Espanha do século XIX, Carmen narra a história de uma mulher livre e destemida, que vive segundo suas próprias regras e se torna símbolo da paixão e da liberdade. Nesta adaptação, a Ars Lyrica propõe uma leitura contemporânea da trama, explorando as nuances psicológicas das personagens e a atemporalidade dos conflitos humanos.
Com elenco formado por artistas de destaque da cena musical de Juiz de Fora e direção musical e conceitual de Thales Tácito, a produção une música ao vivo, teatro e visualidade poética em um formato dinâmico e acessível. A montagem conta ainda com figurinos originais, iluminação cênica expressiva e uma linguagem que equilibra o clássico e o moderno — respeitando a essência de Bizet, mas com o olhar criativo e vibrante da nova companhia.
A Cia de Ópera Ars Lyrica nasce com o propósito de difundir e renovar o cenário lírico da cidade, oferecendo montagens de qualidade, envolventes e pensadas para o público contemporâneo.
Ingressos já disponíveis pelo Sympla
20 e 21 de dezembro – 19h
Teatro da Sociedade Filarmônica de Juiz de Fora
Realização: Cia de Ópera Ars Lyrica (@ars_lyrica)
janeiro 2026
O Pequeno Museu dos Extraordinários Erros
Organizador
-
Tropeço Coletivo
-
Website
https://www.instagram.com/opequenomuseu
Categoria
O Pequeno Museu dos Extraordinários Erros é um museu itinerante, móvel e desmontável que convida o público a ressignificar o olhar sobre a falha, o improviso e o inacabado como partes essenciais do processo criativo. Idealizado pelo Tropeço Coletivo, o projeto propõe a ocupação temporária de quatro praças públicas de diferentes regiões de Juiz de Fora, democratizando o acesso à arte e promovendo experiências sensíveis em espaços abertos.
O evento ocorrerá todos os domingos de janeiro (4 ações), sempre das 10h às 14h nas praças:
04/01 – Praça João Pessoa
11/01 – Praça do Dom Bosco
18/01 – Praça CEU
25/01 – Praça da Estação
As ações incluem:
– Exposição das 11 obras que compõem o acervo do museu itinerante;
– Mediação artística e conversas com o público, incentivando reflexões sobre o erro como potência e como parte das trajetórias pessoais e criativas;
– Oficina de produção de bandeiras e estandartes, onde participantes são convidados a celebrar suas próprias falhas em suportes têxteis, experimentando materiais e processos sem a pressão do “acerto”;
– Acessibilidade em Libras em todas as ações, garantindo participação ampla e inclusiva.
Instalado diretamente nas praças, o museu se revela ao ar livre: compartimentos se abrem, dispositivos se desdobram e o acervo se transforma temporariamente em um espaço de encontro, acolhimento e experimentação. O projeto valoriza o erro como caminho — um gesto que desvia, cria rupturas, abre possibilidades e convida cada pessoa a enxergar beleza no que escapa às expectativas.
Oficinas de Férias | Linhas de Afeto e Trajeto
Organizador
-
Gabriela Alves
-
Website
https://www.instagram.com/linhasdeafetoetrajeto
Localização
- Museu Ferroviário
Categoria
O projeto Linhas de Afeto e Trajeto, por meio do edital PNAB–MG 05/2024 Capacitação regionalizada – Ações de Formação de públicos em espaços de memória, convida o público para oficinas de férias que unem a produção artística, a memória e o patrimônio. O projeto visa a aproximação entre a comunidade e o patrimônio ferroviário mineiro, destacando a importância afetiva e histórica dos trens na formação da identidade local.
Durante a ação, o público receberá gratuitamente o material educativo (livro) desenvolvido especialmente para o Museu, composto por uma narrativa ilustrada e oito proposições poéticas. Após a contação da história do livro, cada pessoa escolherá uma de suas proposições, para criar a partir dela um adesivo poético e único, produzido de forma analógica. Os adesivos serão levados pelos participantes e colados em locais significativos de seus trajetos cotidianos, criando pertencimento com os espaços urbanos e ampliando o diálogo entre o Museu, a cidade e suas histórias.
O evento acontece nos dias:
Dias 9, 10, 17, 23 e 24 de janeiro
Das 15h às 17h
No Museu Ferroviário (Av. Brasil, 2001 – Centro)
*Nos dias 9 e 24 as oficinas contam com acessibilidade em libras.
*A mesma oficina será ofertada em todas as datas, elas não têm continuidade.
Menores de 14 anos devem participar acompanhados de seus responsáveis.