Espaços
Biblioteca Municipal Murilo Mendes
Apresentação:
Inaugurada no dia 28 de dezembro de 1897, a Biblioteca Municipal Murilo Mendes é a instituição cultural mais antiga em funcionamento em Juiz de Fora. Ao longo dos seus mais de 120 anos, constituiu um importante acervo bibliográfico que atrai usuários de diversas regiões brasileiras e contribui para o desenvolvimento da pesquisa e da leitura.
Em 1889, a Câmara Municipal nomeou uma comissão de vereadores com a finalidade de criar uma Biblioteca Pública na cidade. Assim, a inauguração oficial aconteceu em 28 de dezembro de 1897, no atual prédio da Câmara Municipal. Posteriormente, no ano de 1982, a instituição recebeu o nome de Biblioteca Municipal Murilo Mendes, em homenagem ao poeta juiz-forano.
A Biblioteca passou por diversas sedes até que, em 1996, instalou-se definitivamente no Complexo Mascarenhas, entre o Mercado Municipal e o Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM). Grande parte do acervo é formada por doações da comunidade juiz-forana, incluindo escritores como Affonso Romano de Sant´Anna.
Em dezembro de 2001, o Ministério da Cultura/Secretaria do Livro e da Leitura ampliou o acervo, através de expressiva doação (mais de 2 mil livros novos), abrangendo diversas áreas do conhecimento. Já em 2013, a Biblioteca adquiriu R$10 mil em livros de variados assuntos, através de recursos do Fundo Estadual de Cultura (FEC). Seu acervo atual conta com mais de 70 mil exemplares de obras diversas que estão disponíveis para empréstimo a quem se interessar.
Além disso, a BMMM administra o acervo de 11 mil exemplares da Casa de Leitura Delfina Fonseca Lima.
Setores da biblioteca:
Setor de Referência:
• Espaço destinado ao estudo e à pesquisa.
• Acervo constituído por enciclopédias, dicionários, livros didáticos e informativos de assuntos gerais. Dispõe de salas para estudo em grupo.
Setor de Periódicos:
• Acervo constituído por jornais e revistas locais e nacionais.
Setor Infantojuvenil:
• Destinado ao atendimento a crianças e adolescentes de até 13 anos.
• Seu acervo é constituído por livros infantis, infantojuvenis e gibis, com possibilidade de empréstimo.
• Oferece espaço para pesquisa, leitura e recreação.
Setor de empréstimo:
• Acervo constituído por obras de variados temas, disponíveis para empréstimo.
Setor Louis Braille:
• Acervo constituído por livros na linguagem Braille e fitas cassete para deficientes visuais.
Setor de Memória (3º andar):
• Importante acervo de periódicos locais (antigos e atuais) e livros destinados à pesquisa histórica.
• A “Coleção Juiz-forana” é constituída por obras editadas em Juiz de Fora.
Biblioteca Delfina Fonseca Lima:
• O acervo da Biblioteca Delfina Fonseca Lima é constituído por aproximadamente 11 mil exemplares de livros e jornais locais.
Empréstimo:
A Biblioteca é aberta ao público geral e o empréstimo de livros é permitido após a realização de cadastro no sistema. Para fazer o cadastro, basta ter em mãos um documento oficial com foto e um comprovante de residência atualizado (é necessário residir em Juiz de Fora).
No caso de usuários menores de 16 anos, é preciso que o responsável preencha uma autorização, a ser entregue junto com os demais documentos acima citados. O usuário cadastrado poderá levar emprestados dois livros por vez, que deverão ser devolvidos em até 15 dias.
As obras disponíveis para empréstimo estão no Setor Infantojuvenil e no Setor de Empréstimo. Em caso de atraso na devolução do livro, o leitor deverá pagar multa de R$ 1 por dia e por livro em atraso, sendo o valor calculado em dias corridos.
Em anexo ao Setor de Empréstimo, estão as obras em braile, com diversos livros de literatura e música, entre outros, também disponíveis para leitura e empréstimo. O acervo dos demais setores é destinado à pesquisa na Biblioteca. No Setor de Memória, é permitido o uso de câmera fotográfica (sem flash) para reprodução de conteúdos.
Endereço de e-mail para empréstimo de livro: bmmmemprestimo@gmail.com
Informações gerais:
Endereço: Avenida Getúlio Vargas – Centro, Juiz de Fora – Minas Gerais (na Praça Antônio Carlos).
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Aos finais de semana o espaço permanece fechado.
Tel.: (32) 3239-5956 (supervisão); 3239-5903 (empréstimo); 3239-5979 (setor infantil)
E-mail: espacos.funalfa@gmail.com