O Programa Gente em Primeiro Lugar, a Funalfa e a Associação Municipal de Apoio Comunitário (Amac) realizam, nesta quarta-feira (3), às 18h30, no Edifício Comendador Pantaleone Arcuri (R. Espírito Santo, 434, Centro), a Cantata de Natal 2025. Com o tema “Um raio de sol em cada canto da cidade”, o espetáculo comunitário celebra os 40 anos da Amac e reafirma o compromisso da Prefeitura de Juiz de Fora com a proteção social, a cultura e a educação.
Com a participação de crianças, adolescentes, adultos e idosos atendidos pelos serviços da Amac e pelas ações do Programa Gente em Primeiro Lugar, a Cantata apresenta uma narrativa sensível e poética protagonizada pelo Raio de Sol, símbolo da luz que nasce do cuidado, da solidariedade e da convivência. Ao longo da história, o personagem encontra figuras que representam diferentes fases da vida – a Criança, o Adulto e o Idoso –, construindo uma metáfora sobre pertencimento, memória e esperança.
O espetáculo homenageia a trajetória de quatro décadas da Amac como referência na garantia de direitos, especialmente por meio do Programa Gente em Primeiro Lugar, dos serviços de creches, de proteção social básica e de proteção social especial. A realização conjunta entre Gente em Primeiro Lugar, Funalfa e Amac reforça a importância da articulação entre cultura e proteção social, destacando o papel das políticas públicas na promoção do desenvolvimento humano e na construção de comunidades mais fortes, solidárias e participativas.
Com direção artística inspirada na poesia brasileira e na tradição das narrativas natalinas, “Um raio de sol em cada canto da cidade” traz músicas, cenas teatrais e momentos de celebração que convidam o público a reconhecer a potência transformadora do cuidado coletivo.