Para quem está contando os dias para cair na folia, a programação do Carnaval 2026 foi divulgada nesta sexta-feira (9), em entrevista coletiva realizada na sede da Prefeitura, e promete transformar Juiz de Fora em um grande palco de alegria, cores e música. Serão 19 dias de folia, reunindo 86 blocos carnavalescos, além de shows e dois dias de desfiles com a participação de 9 escolas de samba, reforçando a força e a tradição do carnaval juiz-forano.
O diretor-geral da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), Rogério Freitas, destacou que os festejos vão ocupar diversas regiões da cidade, com atividades espalhadas por mais de 30 bairros, levando a festa para o Centro, para todas as regiões da zona urbana e também para a zona rural. Segundo Rogério, assim como na edição anterior, a programação foi pensada para públicos de todas as idades, com eventos diurnos e noturnos e estrutura para garantir conforto, segurança e diversão para toda a família.
No Centro, os cortejos com deslocamento se concentram novamente em dois percursos já conhecidos dos foliões: o Circuito Zé Kodak, que liga o Parque Halfeld à Praça da Estação e, o Circuito Júlio Guedes, que sai do Viaduto Roza Cabinda, segue pela Avenida Francisco Bernardino e também termina na Estação. Além disso, o Circuito Júlio Guedes ainda será a passarela da retomada dos desfiles das escolas de samba, que vão acontecer nos dias 15 e 16 de janeiro (domingo e segunda de Carnaval), com arquibancadas especiais para idosos pessoas com deficiência e acesso livre ao público.
Com dezenas de atrações, valorização de artistas locais e regionais, o Carnaval 2026 reafirma Juiz de Fora como um dos principais destinos da folia em Minas Gerais e também, como reforçado pela gerente do Departamento de Formação de Agentes Culturais e Produção da Funalfa, Nara Pinheiro, uma festa especial para o público da cidade.
Confira a programação completa dos blocos, shows e desfiles e prepare-se: o Carnaval 2026 já começou a bater à porta!