O Cineclube Sarandira vai exibir no próximo sábado (26), às 19 horas, na pracinha do distrito de Sarandira, filmes que tratam sobre a ausência. A mostra contará com os curtas juiz-foranos de ficção “Fortunato” (2016), com direção de João Rabello – que participará de uma roda de conversa após a sessão –, e “Meio Éden” (2023), com direção de Clara Estolano. Para completar a programação, será exibida a animação de Cataguases “O universo de Manoel” (2016), com direção de Leandro Silveira.
A programação do Cineclube Sarandira acontece uma vez por mês, com entrada franca, e tem a participação da comunidade do distrito de Sarandira e visitantes. Há transporte público disponível para acessar o distrito facilmente, que sai, aos sábados, às 16h e chega a Sarandira por volta das 18h.
O projeto é realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo e conta com o apoio institucional da Prefeitura de Juiz de Fora, por meio da Funalfa, com produção cultural de Léo Matias em parceria com a Associação Carabina Cultural. A curadoria é feita pelos cineastas Carlos Canela e Suzana Markus.
O Cineclube Sarandira foi criado para garantir a acessibilidade cultural no distrito por meio de sessões de cinema, oficinas e debates sobre temas essenciais na sociedade moderna, com a presença de diretores de cinema, artistas e especialistas que debatem, uma vez por mês, o tema exibido nos filmes.
Outras informações estão disponíveis no site https://www.carabinacultural.