Com o propósito de articular e fortalecer a rede cultural local, a Teia Municipal de Juiz de Fora – Rede Cultura Viva, promovida pela Funalfa, começa nesta terça-feira (21) em dois espaços simbólicos da cidade: o Centro Cultural Dnar Rocha e o Museu Mariano Procópio. O objetivo é reunir Pontos de Cultura, agentes culturais e coletivos culturais, formais ou informais, atuantes no município.
A abertura oficial será às 17h, com credenciamento, café compartilhado, apresentações institucionais, momento de troca e debate e uma atração cultural para fechar a noite. Entre os convidados confirmados estão Ana Brandão, coordenadora do Escritório Estadual do Ministério da Cultura em Minas Gerais, e João Pontes, diretor da Política Nacional de Cultura Viva, da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, além de representantes locais, gestores culturais, agentes comunitários e lideranças de coletivos e Pontos de Cultura da cidade.
Já quarta-feira (22), a programação segue das 9h às 12h, com cortejo cultural que sairá do Centro Cultural Dnar Rocha percorrerá as dependências do Museu Mariano Procópio, envolvendo apresentações de diferentes eixos artísticos, simbolizando a articulação e o reforço dos laços entre agentes culturais e poder público.
Inscrições abertas a coletivos formais e informais
Todos os coletivos culturais de Juiz de Fora, tanto formais quanto informais, estão convidados a participar e colaborar com esse momento de construção coletiva. As inscrições ainda estão abertas por meio de formulário on-line, no qual cada grupo deve informar dados como nome da iniciativa, número de representantes e enviar fotos que representem suas atividades culturais.
Quem desejar participar deve acessar o formulário e confirmar presença.
Um passo para a política cultural local
A Teia Municipal faz parte do plano de trabalho para estruturação da Rede Cultura Viva em Juiz de Fora e prevê aproximar Pontos de Cultura, coletivos culturais e agentes comunitários, promovendo troca de experiências, debates, vivências e articulações.
Ao reunir diferentes manifestações culturais e proporcionar diálogo entre o público e representantes da esfera estadual e nacional, o evento marca um momento importante de reafirmação do compromisso com a cultura de base na cidade.
 
								 
 
							 
							 
							 
															 
															 
															