No momento, você está visualizando Espetáculo que reimagina contos de Machado de Assis integra programação do FestivAice

Espetáculo que reimagina contos de Machado de Assis integra programação do FestivAice

  • Comentários do post:0 comentário

Após sua bem-sucedida temporada no Teatro Paschoal Carlos Magno, o espetáculo “Um Homem Célebre”, da Trupe Qualquer, fará parte da programação do FestivAice. O público terá a oportunidade de conferir esta instigante adaptação dos contos de Machado de Assis no Teatro Paschoal Carlos Magno, nos dias 25, às 20h, e 27 de julho, às 17h, no auditório do Mercado Cultural AICE

Baseando-se na genialidade de Machado de Assis, o dramaturgo Rafael Coutinho (mestre e doutor em literatura pela UFRJ e graduado pela UFJF) utiliza o teatro como ponto de partida para explorar temas universais e atemporais presentes na obra do autor, como identidade, arte brasileira, sucesso, fracasso e as intrincadas contradições da natureza humana.

A peça mergulha na história de um ator que, momentos antes de entrar em cena, é tomado pelo pânico ao não conseguir mais se reconhecer no espelho. Esse estranho acontecimento conecta o ator a Pestana, um músico de teatro cuja vida foi marcada pela fama de suas polcas e por um misterioso pacto com o Diabo, figura que, na narrativa, disputa com Deus o controle da história da Terra.

Desafio

Rafael Coutinho compartilha o desafio de transpor a obra de Machado para o palco: “Escrever a partir de Machado de Assis é um desafio, simplesmente um dos maiores prosadores do planeta. E como a ideia não era encenar os contos, mas, sim, fazer uma espécie de antropofagia com eles, criar algo novo a partir deles, contei com a supervisão de Pedro Kosovski para essa escrita. Uma função de dialogar e questionar decisões tomadas na escrita”. A supervisão dramatúrgica ficou a cargo de Pedro Kosovski, renomado diretor e dramaturgo carioca, vencedor do Prêmio Shell.

“Um Homem Célebre” enriquece a experiência teatral com a presença marcante de uma banda ao vivo, liderada por Jeann Cavallari (ator da peça e licenciando em Música pela UFJF). A trilha sonora original propõe uma releitura contemporânea da polca, gênero musical popular do século XIX, e aborda a complexa busca por originalidade, um tema central na jornada do protagonista.

Trupe reconhecida

A Trupe Qualquer, conhecida por sua linguagem artística que entrelaça teatro popular, literatura e música, apresenta seu segundo espetáculo, agora direcionado ao público adulto. Após “Café com Leite”, espetáculo voltado para as infâncias que se apresenta por todo o país, o grupo demonstra sua versatilidade e maturidade artística.

Além das apresentações em Juiz de Fora, “Um Homem Célebre” já tem datas confirmadas para sua temporada em Belo Horizonte, no Galpão Cine Horto, consolidando o reconhecimento da Trupe no cenário mineiro e a importância do espetáculo.

Os ingressos para as sessões no FestivAice são gratuitos e podem ser retirados a partir de 1 hora antes de cada apresentação.

Crédito da foto: Marcella Calixto

Deixe um comentário