
Picnic na Praça
Estender uma toalha no chão para se sentar, dividir a comida e uma programação cultural vasta e voltada para toda a família é a proposta do inédito Picnic na Praça, que vai acontecer em Juiz de Fora, no dia 07 de setembro. O projeto vai ganhar forma na Praça São Mateus, das 10h às 15h, e será totalmente gratuito e acessível com intérprete de libras. Mais informações no Instagram @culturanaspracas.
O “Projeto Meu Vizinho | Edição Picnic na Praça” é um projeto Árvore, com patrocínio da Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e com o apoio da Prefeitura Municipal de Juiz de Fora.
O Picnic na Praça fez a sua estreia em Caeté, no dia 16 de agosto, em domingo com muita música, teatro e circo! Crianças e adultos levaram as suas cestas, estenderam as suas toalhas e ocuparam a praça da cidade, que ficou cheia! “A cultura ajuda a trazer mais brilho para as praças. O Picnic na Praça chega com o desafio de convidar as pessoas para sair de casa, conviver nas praças e desfrutar de uma programação cultural preparada com muito carinho e para todos os públicos. Caeté foi apenas o primeiro capítulo de uma jornada que irá percorrer seis cidades até o mês de outubro. Sempre com música, teatro, circo e compartilhando muita alegria”, diz Rafael Araújo, idealizador do projeto.
E a próxima parada é em Juiz de Fora. O evento desembarca na cidade a fim de valorizar o espaço público destinado ao encontro, lazer e às manifestações culturais: a praça. “Mais do que um evento, o Picnic na Praça é uma experiência pensada para famílias se reunirem. Ele nasce com a proposta de circular por diferentes cidades, levando uma programação cultural gratuita, com foco na infância e nos encontros ao ar livre. É cultura com afeto, feita para todas as idades”, afirma Márcia Cardoso, coordenadora técnica do projeto.
Márcia ainda destaca que o Picnic foi planejado como uma pausa em meio à velocidade do dia a dia e trata-se de um convite para toda a família ocupar e deixar-se pertencer ao município mineiro. “Queremos converter as praças das cidades em espaços de encontro, alegria e memórias”, acrescentou.
Quem vai conduzir a energia do picnic é Rúbia Mesquita, transformando a praça em um programa de auditório para despertar a imaginação das crianças e a nostalgia em quem já cresceu. O cronograma é musical, teatral e circense. Ele conta com o teatro de bonecos do Giramundo, espetáculo e oficinas com a Cia Gêmea e canções inspiradas na cultura popular do Vale do Jequitinhonha, com o violeiro e cantor Rubinho do Vale. O projeto também aposta no protagonismo local, com apresentação da Banda Trupicada, conhecida pelo seu trabalho para a infância, a partir de homenagem a grandes nomes da música brasileira que marcaram gerações e continuam encantando pequenos e grandes ouvintes. O repertório contempla canções de Hélio Ziskind, Bia Bedran, Paulo Tatit, Dorival Caymmi, Novos Baianos, além de composições próprias.
A diretora de Comunicação e Marketing da Cemig, Cristiana Kumaira, destaca a importância do projeto ao promover a ampliação do acesso da população às práticas culturais. ”Para nós, da Cemig, é uma satisfação patrocinar essa atração que traz uma programação tão rica para a população de Juiz de Fora. Como a maior incentivadora da cultura em Minas Gerais, a Cemig se alegra em ver que iniciativas apoiadas pela empresa estão chegando em várias cidades mineiras, reafirmando o compromisso da descentralização da oferta cultural em Minas. Esse projeto é uma constatação dessa proposta”, ressalta.
Estrutura – O evento terá fraldário e um espaço gentileza para pessoas com deficiência. Cenografia, ambientação e experiências que valorizem o encontro e que promovam acessibilidade com conforto e segurança para todos.
Cemig: a energia da cultura
Como a maior incentivadora da cultura em Minas Gerais, a Cemig segue investindo e apoiando as diferentes produções artísticas existentes nas várias regiões do estado. Afinal, fortalecer e impulsionar o setor cultural mineiro é um compromisso da Companhia, refletindo seu propósito de transformar vidas com energia.
Ao abraçar a cultura em toda a sua diversidade, a Cemig potencializa, ao mesmo tempo que preserva, a memória e a identidade do povo mineiro. Assim, os projetos incentivados pela empresa trazem na essência a importância da tradição e do resgate da história, sem, contudo, deixar de lado a presença da inovação. Apoiar iniciativas como essa reforça a atuação da Cemig em ampliar, no estado, o acesso às práticas culturais e em buscar uma maior democratização dos seus incentivos.