A Associação Cultural CineFanon abriu uma oportunidade para que a comunidade participe ativamente da construção do Festival Internacional de Cinema e Cultura da Diversidade (Festicidi) 2025. Entre os dias 1º e 12 de setembro, a entidade vai promover uma oficina especial de fotografia para 12 adolescentes atendidos pelo Centro Socioeducativo de Juiz de Fora (CSE-JF). E, para que a atividade aconteça em todo seu potencial, a organização conta com a colaboração do público.
O objetivo da ação é simples e significativo: recolher 12 celulares com câmera em funcionamento para que cada participante possa exercitar o olhar fotográfico e expressar sentimentos através das lentes. Os aparelhos não precisarão ter chip ou conexão à internet, basta que a câmera esteja operando normalmente.
“Queremos que cada aluno viva a experiência completa, produzindo imagens que serão transformadas em um foto-filme e exposição fotográfica, ambos a serem exibidas no Festicidi 2025. É uma oportunidade de aprendizado e também de expressão pessoal e artística”, explica a equipe do CineFanon.
Os interessados podem doar ou emprestar o equipamento. A equipe se compromete a buscar os aparelhos no local indicado pelo colaborador.
Como forma de agradecimento, o Festicidi vai oferecer brindes especiais do evento para aqueles que ajudarem na arrecadação. Os doadores recebem um kit exclusivo com a camiseta oficial do festival – uma parceria com a marca Chico Rei, um dos apoiadores do evento. Já aos que optarem pelo empréstimo do celular apenas enquanto a oficina estiver em curso, será ofertada uma ecobag personalizada do evento.
Além disso, todos os colaboradores terão seus nomes nos créditos do foto-filme produzido durante a oficina.
A campanha será encerrada assim que a quantidade necessária de celulares for arrecadada.
O Festicidi 2025 acontece entre os dias 18 e 21 de setembro, com eventos na Praça Antônio Carlos e no Mercado Municipal. Outras informações e novidades sobre o festival podem ser acompanhadas nas redes sociais oficiais @festicidi.jf.
