Na quinta-feira (30), às 18h, no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM), o diretor-geral da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), Rogério Freitas, e o representante do Ministério da Cultura Rubens Ragone participam da mesa redonda “MinC, gestão e sociedade Civil em conversa: Política Nacional Cultura Viva e potencialidades locais”. O debate acontece no esteio do fortalecimento da Política Cultura Viva em Juiz de Fora, com a recente realização, pela Funalfa e pelo MinC, da Teia Municipal dos Pontos de Cultura, nos dias 21 e 22 de outubro.
A mesa redonda integra a programação especial do evento “Causos Gerais 5 Anos: Memória, Cultura Viva e Futuro”, promovida pelo Coletivo Causos Gerais em parceria com os Agentes Territoriais de Cultura da Zona da Mata. A celebração de aniversário do coletivo, que se estende até sexta-feira (31), promete ser um espaço de escuta, troca e construção coletiva entre artistas, grupos, coletivos e Pontos de Cultura da cidade e região. Inspirado nos Círculos de Cultura de Paulo Freire, o evento propõe fortalecer vínculos entre quem faz cultura e ampliar o reconhecimento das iniciativas locais.
A programação do “Causos Gerais 5 Anos” inclui momentos de partilha de experiências, reflexões sobre desafios e oportunidades da cultura viva, além de um debate aprofundado sobre o papel dos Pontos de Cultura, seus fundamentos, potencialidades e formas de adesão. Ao final, será elaborada uma Carta/Relatório coletiva com sugestões e encaminhamentos ao Conselho Municipal de Cultura (Concult) e à própria Funalfa.
As inscrições podem ser feitas  pelo site do evento, no qual também está disponível a programação completa.
 
								 
 
							 
							 
							 
															 
															 
															