A Funalfa dá início nesta terça-feira (19) ao projeto Rolê nas Quebradas, em parceria com o coletivo Vozes da Rua. A iniciativa se junta à programação do Agosto Negro, organizada pelo coletivo, que neste ano homenageia a escritora Carolina Maria de Jesus e traz rodas de conversa, hip-hop, poesia e diversas manifestações culturais.
Por iniciativa da Assessoria Especial para Interlocução e Valorização da Cultura Popular da Funalfa, o Rolê nas Quebradas nasce como um desdobramento do projeto Dedo de Prosa, com o objetivo de fortalecer os movimentos sociais, apoiar iniciativas comunitárias já existentes nas periferias e ampliar a divulgação das ações da Funalfa. Segundo os assessores Adenilde Petrina e Alessandro Rodrigues (Zói), a proposta é aproximar a comunidade da Fundação e incentivar a participação nos editais e oportunidades lançados pela entidade, sempre com diálogo direto com os territórios e seguindo os princípios da cultura hip-hop, que conectam expressão artística, lazer, educação, conhecimento e resistência cultural e social.
Primeiros encontros do Rolê nas Quebradas:
– 19/08 (terça-feira) – Centro de Estudos Supletivos Custódio Furtado de Souza (Cesu), bairro Teixeiras, 18h30
– 20/08 (quarta-feira) – Centro de Convivência da Vila Olavo Costa, 15h
– 22/08 (sexta-feira) – Centro Socioeducativo de Juiz de Fora, bairro Nova Era, 14h
– 25/08 (segunda-feira) – Escola Municipal Santa Cândida, bairro Santa Cândida, 8h30
– 26/08 (terça-feira) – Escola Municipal Engenheiro André Rebouças, bairro Milho Branco, 10h
– 27/08 (quarta-feira) – Escola Estadual Duarte de Abreu, Vitorino Braga, 19h
– 28/08 (quinta-feira) – Escola Municipal Professora Áurea Nardelli, bairro Vila Esperança II, 8h30
– 29/08 – Escola Municipal Áurea Bicalho, bairro Linhares, 10h30
– 30/08 (sábado) – Encerramento do Agosto Negro na quadra do bairro Santa Cândida, com DJs, batalha de rap e pockets de MCs.
De acordo com Adenilde Petrina, esses primeiros encontros, em parceria com a programação do Agosto Negro, serão o piloto para os próximos Rolês nas Quebradas e Dedos de Prosa que serão agendados. Com esse projeto, a Funalfa reforça seu compromisso cultural com as periferias, buscando valorizar a potência dos territórios e estimular a produção artística e comunitária em Juiz de Fora.

Funalfa lança o projeto Rolê nas Quebradas
- Post publicado:19 de agosto de 2025
- Comentários do post:0 comentário
Tags: agosto negro, Cultura, Cultura em Juiz de Fora, cultura popular, Funalfa, hip-hop, Juiz de Fora, periferias, rolê nas quebradas