Estão abertas, até 12 de agosto, as inscrições para a Escolinha do Samba, projeto que oferecerá aulas gratuitas de música em Juiz de Fora. A iniciativa é viabilizada por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e foi desenvolvida em parceria com o Instituto Zeca Pagodinho, com o apoio da Funalfa e da Secretaria de Turismo de Juiz de Fora (Setur).
Os interessados podem se inscrever por meio de formulário on-line. As aulas acontecerão no Mercado Cultural AICE, no centro da cidade, e terão foco em fundamentos musicais com ênfase em instrumentos de percussão e elementos tradicionais do samba.
O projeto “Escolinha do Samba” se insere em uma estratégia mais ampla de fortalecimento da cultura local, formação artística e promoção da cidadania por meio da música, contribuindo para a democratização do acesso às artes e a valorização das raízes do samba em Minas Gerais. A iniciativa busca oferecer formação musical gratuita para crianças, adolescentes e jovens, contribuindo para a inclusão social por meio da arte.
O projeto foi anunciado oficialmente no dia 15 de julho, quando o diretor-geral da Funalfa, Rogério Freitas, e o secretário de Turismo, Eduardo Crochet, acompanhados das gerentes Nara Pinheiro (Funalfa) e Carolina Toledo (Setur), realizaram uma visita à sede do Instituto Zeca Pagodinho, localizada em Xerém (RJ). O grupo, do qual fazia parte a coordenadora da Escolinha do Samba, Juliana Stanzani, e a equipe do projeto, foi recebido por Louiz Carlos, diretor do Instituto e filho do sambista Zeca Pagodinho, que apresentou as instalações e as principais atividades desenvolvidas. O destaque é a formação musical que atualmente atende mais de 400 jovens da Baixada Fluminense.