Neste domingo (10), às 15h, o Grupo Makamba sobe ao palco do Mercado Cultural AICE com o espetáculo “Dança e musicalidade: conectando raízes”. A apresentação, marcada pela força do Jongo, ritmo tradicional afro-brasileiro, havia sido adiada anteriormente devido à paralisação dos rodoviários, mas agora chega com ainda mais energia e sentido. Como diz um antigo verso jongueiro: “Se não posso ir na roda, a roda vem me buscar”.
O Makamba vai expressar resistência e conexão com as raízes ancestrais por meio da música e da dança, convidando o público a sentir no corpo e na alma o pulsar dessa herança viva. “O Jongo é um patrimônio imaterial que faz parte da cultura quilombo tradicional do sudeste. Vamos juntos celebrar os ancestrais que chegaram primeiro e nos dão caminhos para seguir”, convida a organizadora do grupo, Aline Oliveira.
O evento será no auditório do Mercado Cultural AICE (Rua Doutor Paulo Frontin, 170, segundo piso do Mercado Municipal). Os ingressos, gratuitos, são limitados e começam a ser distribuídos uma hora antes, na porta do local.