
Na tarde da última terça-feira (5), a supervisora de editais do Departamento de Captação e Fomento (DCF), Fernanda Amaral, foi convidada para uma palestra sobre os projetos e leis de incentivo executados pela Funalfa. O público foi formado pelos alunos da disciplina Projetos Multiplataforma, parte do 3º período do curso Rádio, TV e Internet da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Durante a conversa, foram abordados temas relacionados às formas de financiamentos de projetos, como o Programa Cultural Murilo Mendes e a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (Pnab). Também foi apresentado aos alunos o site da Funalfa, mostrando outras formas de oportunidades voltadas para a propagação da cultura em diversos meios.
A visita fez parte de um trabalho proposto pelo professor Rafael Fialho, cujo objetivo foi sensibilizar os alunos para que eles entendam a importância do incentivo público aos projetos culturais. Sendo assim, o projeto dos alunos é finalizado com a apresentação de um financiamento público de produção cultural hipotética. Entretanto, a autonomia para submeter esses protótipos é incentivada pelo professor para que se tornem realidade no futuro.
“A ideia é que eles saiam da universidade não só sabendo fazer, mas como viabilizar esses projetos com sustentação financeira e com impacto social relevante”, afirma Rafael. “Queremos que essa semente se amplie cada vez mais para que a gente forme não só profissionais capacitados para atuar no mercado privado, mas também para lidar com a produção cultural na sua diversidade da melhor forma possível, democratizando o acesso à cultura.”
O mesmo pensamento é abordado pela assessora do DCF ao apontar a relevância dessas ações por parte da UFJF e como a Funalfa pode fazer parte dessa formação. “Sabemos que, sendo a universidade um lugar de pensamento e criação, mostrar aos seus alunos a possibilidade de buscar formas de fomentar seus projetos através da Funalfa e da Prefeitura é uma maneira de extensão, de aproximação daquele universo à cidade”, considera Fernanda.