No momento, você está visualizando “O mistério da floresta” chega ao Jardim Botânico

“O mistério da floresta” chega ao Jardim Botânico

  • Comentários do post:0 comentário

Propondo uma reflexão sobre preservação ambiental de uma maneira lúdica, sobretudo voltada aos mais jovens, a iniciativa “O mistério da floresta”, que mistura arte e literatura, estreia no dia 11 de outubro, às 10h, no Jardim Botânico da UFJF (Rua Coronel Almeida Novais, nº 246, Bairro Santa Terezinha). O evento terá a presença da autora, que contará curiosidades sobre o projeto e fará o lançamento oficial do livro infantil de mesmo nome. Além disso, haverá tradução simultânea de Libras.

As visitas seguem até o dia 11 de novembro e acontecem de terça a domingo das 8h às 17h. A entrada é gratuita e aberta a todos os públicos. Ampliando a acessibilidade, na última semana do evento também vai estar disponível uma versão do livro com texto ampliado para pessoas com baixa visão.

Os visitantes poderão encontrar, no circuito do Jardim Botânico, oito totens com QR Codes, que os direcionam para desenhos de animais silvestres para colorir e imprimir em casa. Além disso, terão acesso à versão digital completa do livro “O mistério da floresta”. Dessa forma, o público é estimulado não apenas a apreciar a arte e conhecer mais sobre a riqueza da fauna local, mas também a percorrer todo o trajeto da via principal.

Com uma linguagem acessível, a obra acompanha a história dos personagens Tamanduá-mirim, Maria-faceira e Sauá em uma busca por seus amigos animais que sumiram de repente. Juntos eles precisam descobrir o que está acontecendo com a floresta e, assim, salvar sua casa e seus amigos.

Segundo a idealizadora do projeto, a artista e designer Nívea Ferreira, “os desenhos para colorir, o livro e a ação cultural que acontecerá no Jardim Botânico foram pensadas para que as crianças tenham interações positivas com o meio ambiente e a temática da preservação ambiental. Visto que é muito mais fácil preservar e cuidar de algo que você gosta”.

A ação “O mistério da floresta” conta com o patrocínio do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura (Fumic), por meio do edital O Bicho Pegou, do Programa Cultural Murilo Mendes, gerenciado pela Funalfa.

Deixe um comentário