O Centro de Educação de Jovens e Adultos Dr. Geraldo Moutinho (CEM) realiza, neste sábado (29), de 8h às 12h no Teatro Paschoal Carlos Magno, a culminância do projeto de leitura “Do CEM e às margens”. A iniciativa, cujo tema é “Essência da mineiridade: arte, cultura e história do nosso povo”, reúne atividades culturais produzidas por estudantes e educadores.
Entre as atrações, está a apresentação final do trabalho de hip-hop desenvolvido pela Assessoria Especial para Interlocução e Valorização da Cultura Popular da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa). Ao longo de pouco mais de um mês, os estudantes participantes compuseram juntos um rap autoral baseado em suas vivências e percepções do território.
Alessandro Rodrigues (Zói), O assessor da Funalfa que começou o trabalho juntamente com Adenilde Petrina e a ele deu continuidade após o falecimento dela, destacou o caráter formativo da atividade e a receptividade dos jovens:
“Estou muito feliz com o resultado. Foi um trabalho desenvolvido em pouco tempo – começamos em outubro –, mas é, acima de tudo, um trabalho de escuta. Esses jovens se espelham na gente. temos a linguagem deles, e eles se veem em nós porque já passamos pelo que eles estão vivendo.”
Segundo Zói, o impacto do processo foi percebido também pela equipe escolar. “Professores e direção relataram que, em pouco tempo, os meninos já apresentaram mudança de comportamento. Espero continuar esse trabalho no próximo ano, seguindo o exemplo de continuidade sempre defendido pela Adenilde.”
Também assessor da Funalfa e colaborador das atividades, André Ribeiro ressaltou a relevância da iniciativa. “É fundamental dar atenção e perspectiva para essa juventude. Quando se abre espaço para que eles falem, cria-se possibilidade de transformação.”
Projeto cultural desenvolvido no CEM será apresentado no Paschoal
- Post publicado:28 de novembro de 2025
- Comentários do post:0 comentário
Tags: Adenilde Petrina, agenda cultural jf, Cultura em Juiz de Fora, cultura jf, Funalfa, Hip Hop em Juiz de Fora, Juiz de Fora, Prefeitura de Juiz de Fora, Teatro Paschoal Carlos Magno