No momento, você está visualizando Teatro Paschoal Carlos Magno abre edital de ocupação

Teatro Paschoal Carlos Magno abre edital de ocupação

  • Comentários do post:0 comentário

As inscrições para o Edital de Ocupação do Teatro Paschoal Carlos Magno – 1º semestre de 2026 estão abertas a partir desta terça-feira (4). Lançado pela Prefeitura de Juiz de Fora, por meio da Funalfa, o chamamento público vai selecionar propostas artísticas e culturais que irão compor a programação do teatro entre abril e julho de 2026.

O edital, que segue as diretrizes da Resolução 1/2026 da Funalfa, publicada na última terça-feira (3) para estabelecer as regras para a ocupação do teatro, contempla projetos nas áreas de teatro, dança, música, circo, audiovisual, contação de histórias, artes integradas, entre outras linguagens, e é voltado a pessoas físicas ou jurídicas, de qualquer parte do Brasil ou do exterior. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 18 de fevereiro, exclusivamente por meio de formulários on-line disponibilizados pela Funalfa (acesse aqui).

De acordo com o gerente do Departamento de Gestão de Espaços Culturais e Formação de Público da Funalfa, Saulo Machado, o retorno do edital representa um avanço importante na política cultural do município. “A volta do edital de ocupação do Teatro Paschoal Carlos Magno reafirma um compromisso com um modelo mais democrático e transparente, mantendo as porcentagens acessíveis que vêm sendo praticadas nos últimos quatro anos. Essa sempre foi uma demanda da classe artística, especialmente no sentido de tornar públicas as propostas aprovadas, e agora isso passa a acontecer de forma clara.”

Saulo também destaca a modernização dos processos do teatro, especialmente no que diz respeito à relação com o público. “Outro avanço importante é a venda de ingressos de forma eletrônica, com a unificação das vendas em uma única plataforma. Além de atualizar o teatro para os formatos digitais, isso facilita o acesso do público e fortalece a relação entre artistas e espectadores, que passam a ter um caminho único e mais simples para adquirir os ingressos.”

Formação de espectadores

Um dos diferenciais do edital é o incentivo a projetos que incluam ações de formação de espectadores, como debates, oficinas, desmontagens cênicas e outras atividades de mediação cultural. Os proponentes que optarem por esse formato poderão ter um repasse mais vantajoso da bilheteria.

Segundo o supervisor do Teatro Paschoal Carlos Magno, Cristiano Fernandes, a medida estimula novas formas de criação e aproximação com o público. “Um dos diferenciais deste edital para o produtor é a possibilidade de um acerto final de bilheteria mais facilitado (10% da renda bruta, atualmente é 20%). Isso se dará de maneira opcional para o proponente que, a partir da formulação de uma proposta inédita, irá investir na formação de espectadores com ações de mediação, estéticas e poéticas. A finalidade é aproximar os espectadores do processo de criação de um espetáculo. Essa proposição vai ao encontro de um diálogo mais intimista entre artista/obra/público, fundamental para alcançar e fidelizar novos frequentadores das artes da cena.”

A seleção será feita por uma comissão composta por representantes da Funalfa e da sociedade civil, e o resultado final será divulgado no início de março. Todas as informações, critérios de avaliação e documentos exigidos estão disponíveis no edital publicado pela Fundação.

Acesse a página do Teatro Paschoal Carlos Magno

Deixe um comentário