No momento, você está visualizando FestivAice celebra a cultura afro-brasileira nestas quarta e quinta-feira

FestivAice celebra a cultura afro-brasileira nestas quarta e quinta-feira

  • Comentários do post:0 comentário

O Festival de Inverno do Mercado Cultural AICE trouxe um convite para viver a estação com arte, calor coletivo e o melhor da cultura local. É a aposta certa para quem está procurando atrações diversificadas, gratuitas e livres para todos os públicos.

Seguindo as divisões de eventos já feitas nos últimos três meses, as quartas-feiras são marcadas pela cultura hip-hop, enquanto as quintas-feiras dão espaço para a música. Nesta semana, a escolha foi por dar visibilidade ao movimento de artistas que espalham a cultura afro-brasileira pela cidade.

Nesta quarta-feira (23), às 19h, o evento “Hoje é dia de rap” vai reunir diversos nomes locais para um super encontro, com apresentação de rappers juiz-foranos. No palco, eles vão apresentar suas rimas e batidas em uma noite dedicada à cultura urbana e à representatividade. 

Para Adenilde Petrina, assessora especial da Funalfa para Interlocução e Valorização da Cultura Popular, essas manifestações artísticas trazem informação e conscientização ao falarem de questões sociais e empoderamento. “Não é à toa que o rap é a CNN do morro”, ela aponta e faz o convite para o evento: “Hoje é dia de Rap, para tirar a invisibilidade dos jovens e dos rappers da periferia, dar voz a esses artistas para que sejam vozes de inclusão, de resistência ao racismo, contra a discriminação e o caminho para uma sociedade mais justa”.

Já na quinta-feira (24), às 20h, é a vez do Grupo Makamba apresentar o show “Dança e Musicalidade: Conectando Raízes”. Em uma performance marcada pela força do jongo, ritmo tradicional afro-brasileiro, o Makamba vai expressar resistência e conexão com as raízes ancestrais por meio da música e da dança.

A organizadora do grupo, Aline Oliveira, faz um chamado para que o público compareça ao evento e conheça essa importante expressão cultural que conecta corpo, alma e ancestralidade. “O Jongo é um patrimônio imaterial que faz parte da cultura quilombo tradicional do sudeste. Vamos juntos celebrar os ancestrais que chegaram primeiro e nos dão caminhos para seguir.”

Os eventos acontecem entre os dias 17 e 31 de julho, em horários variados, no auditório do Mercado Cultural AICE (Rua Doutor Paulo Frontin, 170, 2º piso do Mercado Municipal). Os ingressos são limitados e começam a ser distribuídos 1 hora antes na porta do local.

Deixe um comentário