O Mercado Cultural AICE recebe nesta terça-feira (25) a exibição do documentário “Ecos de 92, do Rio à Belém”, uma produção independente que revisita, três décadas depois, a histórica Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Eco-92, realizada no Rio de Janeiro em 1992. A exibição é gratuita e está marcada para às 19h. Ao final do filme, será realizada uma roda de conversa com os integrantes da equipe.
Dirigido por Renata Amorim e com produção executiva de Valéria Costemalle, o filme propõe um diálogo inédito entre os protagonistas do encontro que marcou o início da governança ambiental global e a nova geração que hoje enfrenta os desafios de um planeta cada vez mais pressionado pelos impactos ambientais. A produção foi realizada com recursos próprios e contou com o apoio de pesquisadores em Ecologia, profissionais do audiovisual e estudantes vinculados ao grupo de pesquisa Comunicação, Cidade e Memória (Comcime), da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
Produzido ao longo de dois meses intensos, o filme reúne entrevistas inéditas, testemunhos históricos e reflexões que conectam a Eco-92 ao caminho que desembocou na COP-30, realizada em Belém. A equipe, formada por profissionais e estudantes reunidos sob o coletivo Selva, celebra o documentário como um legado às próximas gerações.
Descrito como um trabalho de memória, coragem e futuro, “Ecos de 92, do Rio à Belém” nasceu da dedicação de um grupo que, com recursos limitados, colocou em prática uma forte convicção: registrar e transmitir a importância da maior conferência ambiental da história e os desafios que ainda ressoam.
A exibição no Mercado Cultural AICE marca mais um passo da circulação do documentário, que foi exibido na própria COP e já despertou interesse de eventos e instituições pelo país.
Ficha técnica
Direção Geral e Criativa: Renata Amorim
Direção Geral e de Fotografia: Leandro Mockdece
Produção Executiva e Direção de Produção: Valéria Costemalle
Roteiro e Reportagem: Anna Leão
Assistência de Produção: Mateus Hipólito
Assistência de Edição e Decupagem: Sophia Bispo, Ana Flávia Quintanilha
Imagens: Anna Leão, Leandro Mockdece, Ricardo Soares, João Vitor Matthiesen
Design e Identidade Visual: Ana Beatriz Carvalho