Em janeiro de 2026, quatro praças públicas de Juiz de Fora recebem o Pequeno Museu dos Extraordinários Erros, um museu aberto, itinerante e vivo, composto por 11 obras de arte que celebram o erro como potência criativa, caminho de descoberta e território fértil para a expressão. A entrada é gratuita e para todas as idades.
A ação, realizada com apoio da Funalfa, por meio da Lei Paulo Gustavo – Edital Multicultural, convida o público de todas as idades para conhecer a sua exposição e participar da oficina de criação de bandeiras e estandartes que colocam o erro no centro do processo, não como falha, mas como possibilidade.
Idealizado pelo Tropeço Coletivo, composto pelas arte-educadoras Ana Beatriz Penna, Bárbara Filha, Gabriela Alves e Júlia Fregadolli, o museu se instala temporariamente em cada praça por 4 horas, ativando e transformando o espaço urbano em território de encontro, afeto e experimentação. A proposta convida cada pessoa a ressignificar seus tropeços, entendendo que é justamente da falha que podemos fazer nascer o extraordinário.
“Ao longo de nossas práticas como arte-educadoras, percebemos como o medo de errar atravessa e limita a experiência criativa. Crianças, jovens e adultos frequentemente interrompem seus gestos, escondem seus processos e silenciam suas invenções pelo receio de falhar. Foi desse entendimento e do desejo de devolver ao erro sua potência que nasceu o Pequeno Museu dos Extraordinários Erros.”
“Criamos um espaço onde a falha deixa de ser obstáculo e passa a ser caminho: um território aberto para experimentar, tentar, desfazer e refazer. O museu propõe outro olhar para o que escapa, acolhendo o erro, o improviso, e o inacabado como partes essenciais da criação e da vida”, destaca o manifesto escrito pelo Tropeço Coletivo.
Todas as ações contarão com acessibilidade em Libras, garantindo que o encontro seja um espaço de inclusão e participação ampla. As atividades acontecem todos os domingos de janeiro de 2026, das 10h às 14h, gratuitamente, nos seguintes locais:
04/01 – Praça Dr. João Pessoa (em frente ao Cine Theatro Central)
11/01 – Praça do Dom Bosco
18/01 – Praça Jeremias Garcia – Praça CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados Coronel Adelmir Romualdo de Oliveira)
25/01 – Praça da Estação