Trazendo muita música e passinhos em uma verdadeira celebração da cultura negra, no próximo sábado (27), a partir das 16h, o Baile Charme Damata retorna com força total à Praça do Bairro São Pedro (Rua Senhor dos Passos, 1597). O evento, organizado pela Produtora Damata Cultural, contará com oficina de passinhos, pockets shows, discotecagem, apresentações de dança e até distribuição gratuita de pipoca durante toda a programação.
Aquecendo a pista e garantindo que todo mundo entre no clima, a professora Juuhblack comanda a oficina de passinho a partir das 16h. Aberta a todos os públicos e sem necessidade de inscrição prévia, a atividade pede apenas roupas confortáveis e, claro, uma garrafinha de água para manter a hidratação.
Às 17h, abrindo oficialmente o Baile Charme Damata, o DJ Nonô assume as pick-ups com uma seleção especial de clássicos da black music e outras surpresas, prometendo não deixar ninguém parado. Em seguida, o rapper PretoVivo, ícone da cena artística juiz-forana, apresenta seu pocket show, que será sucedido pela performance do Grupo Expressão e Arte.
E como a festa não pode parar, às 19h será a vez do DJ Anditaum assumir as caixas de som com muito R&B. A programação também reserva um momento de intervenção cultural para destacar a importância do Baile Charme como espaço de identidade e memória coletiva. Para encerrar, PretoVivo retorna ao palco, preparando o público para o grande encontro entre os DJs Nonô e Anditaum, que vão se revezar em sets cheios de ritmos variados.
Esta nova edição do Baile Charme marca o retorno da Damata Produções após um período difícil, marcado pela perda do sócio e amigo Jailson, mais conhecido como Jajá. “Para a Damata é um momento de retomada, de crescimento e de reencontro com nosso público, com nossos amigos, com a nossa galera”, comenta o organizador do evento, Beto Damata.
Financiado pelo Edital Quilombagens 2024, do Programa Cultural Murilo Mendes – política cultural da Prefeitura de Juiz de Fora, por meio da Funalfa –, o evento reafirma o compromisso de valorizar a cultura negra e sua ancestralidade no município.
Saiba mais sobre a programação da cidade na nossa Agenda Cultural.