Natural de Juiz de Fora (MG), a musicista, compositora e gestora cultural Nara Pinheiro, que é gerente do Departamento de Formação de Agentes Culturais e Produção (Dfap) da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), foi selecionada pela Fundação Nacional de Artes (Funarte) para integrar a delegação brasileira que participará da Worldwide Music Expo (Womex 2025), de 22 a 26 de outubro, em Tampere, Finlândia.
A Womex é o maior encontro internacional dedicado à música, reunindo mais de 2.600 profissionais de 90 países, entre artistas, curadores, gestores e representantes de instituições culturais. A participação faz parte do projeto Funarte Brasil Conexões Internacionais, em parceria com a Brasil Música & Artes (BM&A), com apoio da ApexBrasil e do Instituto Guimarães Rosa, voltado à promoção da música brasileira no cenário global.
Nara Pinheiro foi um dos dez nomes indicados pelo Fórum da Música de Minas Gerais para representar o estado na Womex. Sua trajetória e atuação no setor lhe renderam a seleção pela Funarte e pela Brasil Música & Artes (BM&A) para integrar oficialmente a delegação brasileira como representante de Minas Gerais.
Três dimensões de representatividade
Nara participa da Womex representando três dimensões da cena musical mineira. Como gerente da Funalfa, leva à feira internacional o trabalho institucional desenvolvido em Juiz de Fora para formação, fomento e difusão da produção artística local. “A presença da Funalfa nesse contexto amplia nossa rede de interlocução e reforça o papel da cidade como agente ativo nas políticas culturais e musicais do país. Pretendo, como gerente, apresentar nossos teatros e espaços culturais para atrair artistas, espetáculos e festivais para a cidade e, ao mesmo tempo, exportar o trabalho de artistas incríveis que temos em nosso município”, explica.
Representando também o Fórum da Música de Minas Gerais, articulação que reúne artistas, produtores e coletivos do estado, Nara apresenta o panorama da música autoral mineira contemporânea e promove o diálogo com curadores e festivais interessados na nova cena brasileira. “Minas Gerais é um estado de enorme riqueza musical, repleto de artistas e grupos cuja produção é original, diversa e de alta qualidade. Sua música reflete tradição, inovação e sensibilidade artística, e merece ser ouvida e celebrada nos mais diversos palcos e por públicos de todo o mundo. Poder representar e apresentar a música de Minas Gerais é uma grande honra e espero colher muitos frutos”, explica Nara.
Por fim, como artista, flautista e compositora, divulga seu trabalho autoral, que transita entre o jazz contemporâneo, a MPB e a world music. Seu álbum “Tempo de Vendaval” (2023) figurou entre os dez melhores lançamentos brasileiros do ano pela Latina Magazine (Japão), e sua turnê europeia de 2024 passou por sete países, incluindo apresentações no Femina Festival (Espanha), Kulturhaus Insel (Alemanha) e Jazz Minho (Portugal). “Estar na Womex é uma oportunidade de conectar Minas ao mundo. Quero abrir caminhos para que nossa música circule, fortalecer a presença da Funalfa nas redes internacionais e, ao mesmo tempo, apresentar meu trabalho enquanto artista e mulher da música”, afirma Nara.
Música Minas
O Fórum da Música de Minas Gerais está com um chamamento aberto para artistas interessados em compor o catálogo Música Minas, que será apresentado e divulgado na feira internacional no estande da Funarte e da BM&A. Podem se inscrever, até esta quarta-feira (15), artistas e grupos musicais de Minas Gerais com trabalho autoral lançado em álbum ou EP nos últimos dez anos, que estejam em atividade na cena musical, em processo de internacionalização ou que tenham interesse em divulgar sua música no cenário mundial. Informações pelo e-mail womexmusicaminas@gmail.com.