O Cineclube Sarandira vai exibir, no próximo sábado (30), às 19 horas, na pracinha do distrito, filmes com a temática “Pergunte à natureza”. A proposta visa a conscientização sobre os riscos e impactos da poluição no meio ambiente, comemorado no dia 14 de agosto.
Serão exibidos curtas nacionais que falam sobre como a própria natureza responde às ações humanas em relação ao meio ambiente e como o homem pode encontrar, com um olhar mais profundo e generoso para a natureza, a resposta para seus maiores problemas.
No repertório estão dois filmes premiados no Festival Sarancine 2025: o documentário “Vida sobre as águas”, de Danielle Khoury Gregorio, uma produção amazonense que celebra a arquitetura única das comunidades ribeirinhas da Amazônia; e o inusitado documentário musical “Natureza curandeira”, produção potiguar de Julhin de Tia Lica, que ressalta as tradições populares do interior nordestino, sobretudo quanto às práticas de cuidado em saúde. Para complementar, também será exibida a dinâmica animação mineira “Felícia e os super-resíduos do bem”, do diretor Laly Cataguases, uma aventura sustentável contra o lixo ambiental.
A programação do Cineclube Sarandira acontece uma vez por mês, com entrada franca, e tem a participação da comunidade do distrito de Sarandira e de visitantes. Há transporte público disponível para acessar o distrito facilmente, que sai do Centro, aos sábados, às 16h e chega a Sarandira por volta das 18h.
O projeto é realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo e conta com o apoio institucional da Prefeitura de Juiz de Fora, por meio da Funalfa. A produção cultural é de Léo Matias, em parceria com a Associação Carabina Cultural, e a curadoria é dos cineastas Carlos Canela e Suzana Markus. A intenção é garantir acessibilidade cultural ao distrito, com sessões de cinema, oficinas e debates sobre temas essenciais na sociedade moderna, bem como com a presença de diretores de cinema, artistas e especialistas que irão debater, uma vez por mês, o tema exibido nos filmes.
Outras informações estão disponíveis no site da Carabina Cultural e no perfil @carabinacultural no Instagram.
VIDA SOBRE AS ÁGUAS
30 minutos | documentário | 2023 | AM Direção de Danielle Khoury Gregorio
“Vida sobre as águas” é um documentário que celebra a arquitetura única das comunidades ribeirinhas da Amazônia. De palafitas a casas flutuantes, o filme mostra as engenhosas adaptações às desafiadoras e sempre mutáveis paisagens inundadas das planícies fluviais da Amazônia brasileira.
NATUREZA CURANDEIRA
7 minutos | documentário musical | 2024 | RN
Direção de Júlio César Silva de Oliveira (Julhin de Tia Lica)
“Natureza Curandeira“ ressalta as tradições populares do interior nordestino, sobretudo quanto às práticas de cuidado em saúde. Através de sua letra e música, há a reunião de elementos que vão desde o aboio, a sanfona, a poesia de cordel, a reza e as guitarras do rock’n roll, tudo isso agregado aos tambores do maracatu, levando o espectador a uma imersão na diversidade da cultura local.
FELÍCIA E OS SUPER-RESÍDUOS DO BEM
12 minutos | Animação | 2023 | MG
Direção de Laly Cataguases
Uma aventura sustentável contra o lixo ambiental! Felícia, uma menina PCD de 8 anos, é ativista ambiental e cria seus próprios brinquedos com materiais reciclados. Um misterioso meteoro cai na cidade e seus heróis de brinquedo criam vida. Mas o artefato dá vida também a um terrível vilão, o General Chorume!